Kris Jenner é o assunto do momento nas redes sociais e é fácil perceber porquê. Do alto dos seus 69 anos (serão 70 em novembro), a empresária e socialite surgiu com um aspecto mais jovem que nunca há poucos dias, dando que falar entre os internautas. Entre elogios e críticas, a verdade é que os procedimentos feitos por Kris Jenner foram um sucesso e o seu "novo rosto" já se tornou viral. Mas, afinal, que procedimentos terão sido realizados? 

A Miranda esteve à conversa com a Dra. Ana Silva Guerra (@clinicaanasilvaguerra), cirurgiã plástica especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, que desvendou quais os procedimentos estéticos que Kris Jenner terá feito, em que consistem, recuperação e resultados. Saiba tudo abaixo.

A Dra. Ana Silva Guerra começa por afiemar que Kris Jenner fez uma "ritidectomia cervicofacial, mais conhecido por lift cervicofacial". "Este procedimento consiste numa técnica cirúrgica que vai abordar as estruturas que estão embaixo da pele, na região do pescoço e do rosto. Todo o tecido - músculos e ligamentos - que foi caindo ao longo do tempo é reposicionado, assim como, a pele. Esta não pode ficar esticada, pois poderá dar um ar artificial. O que acontece é que a pele vai apenas cobrir todo o trabalho que foi feito em profundidade, no sistema músculo aponevrótico", explica a especialista.

Kris Jenner está mais jovem que nunca. Uma cirurgiã plástica explica os procedimentos que poderá ter realizado
Kris Jenner está mais jovem que nunca. Uma cirurgiã plástica explica os procedimentos que poderá ter realizado Kris Jenner - Antes e Agora créditos: Pinterest e @krisjenner

"Existem vários tipos de lifts. Há uns em que apenas se sutura o tecido aponevrótico. Outros, como o deep plane facelift, muito famoso atualmente, que é feito num plano mais profundo, em que todo o tecido é libertado e puxado para a sua posição original. Mas no fundo, o processo é sempre o mesmo: reposicionar a parte muscular e aponevrótico em profundidade e a pele vai cobrir apenas, sem tração, a parte superficial", continua Ana Silva Guerra.

A cirurgiã plástica, pormenoriza ainda o procedimento realizado. "O lift é sempre feito também nas pálpebras. Ou seja, é importante remover o tecido em excesso na pálpebra superior e inferior, trabalhar as zonas de gordura que com a idade vão começando a ficar mais notárias. A sobrancelha também deve ser ligeiramente elevada de forma a abrir o olhar."

"Durante a cirurgia, é possível aproveitar a gordura que se retira da região da papada para preencher um pouco as maçãs do rosto, harmonizar a região palpebral ou ainda - em pouca quantidade - colocar nos lábios para dar algum volume e definição. Ou seja, a própria gordura do paciente é um excelente material para preenchimento, sempre com peso, conta e medida", alerta.

Recuperação e riscos:

O lift cervicofacial não é um procedimento doloroso, mas pode haver uma sensação da pele a repuxar e algum inchaço. Durante o período de recuperação, é possível ingerir alimentos facilmente mastigáveis. Por norma, a recuperação demorar cerca de três semanas.

Os riscos podem existir, como infeção, hematomas, paresia transitória de nervos ou má cicatrização, mas é pouco recorrente.  Para que estes riscos sejam minimizados, é imperativo procurar um profissional adequado e credenciado para o trabalho.

De Lindsay Lohan a Christina Aguilera, estas famosas parecem ter rejuvesnecido. Qual o segredo para o novo visual de Beleza?
De Lindsay Lohan a Christina Aguilera, estas famosas parecem ter rejuvesnecido. Qual o segredo para o novo visual de Beleza?
Ver artigo
Duração dos resultados:

Quanto à duração dos resultados do lift cervicofacial, a Dra. Ana Silva Guerra acredita que possa durar entre os 7 e os 10 anos. Claro, que dependendo do estilo de vida e os cuidados de pele de cada um. É importante uma rotina anti-envelhecimento que pode passar por estimular o colagénio, aplicar toxina botulínica (commumente chamado de botox) ou peelings para manter a boa aparência da pele.

"É muito importante que a paciente esteja motivada para fazer o lift cervicofacial. Não é uma cirurgia que se faça de ânimo leve, saber que o período de recuperação levará o seu tempo, mas compreender que este é necessário para um bom resultado. Por isso, é necessário estar atenta a todas as explicações e querer realmente avançar com o procedimento.

Outro procedimento que podem ter sido realizado

"Pessoalmente, gosto de terminar um lift com um peeling químico. Isto porque, enquanto a pessoa está a recuperar, fazemos com que toda a pele passe por um período de renovação, em que eliminamos as células mortas e a pele fica renovada, com menos manchas, mais uniforme e luminosa", remata a especialista.

Veja os melhores looks de Beleza de Kris Jenner, na galeria abaixo: